Curso de Inverno - Reescrevendo a Irlanda: o corpo e um corpus na literatura contemporânea

Curso de Extensão
Inscrições: 23 de Julho às 14h no site http://sce.fflch.usp.br/node/3717

cartaz curso 2

Objetivo
O presente curso visa empreender uma leitura de escritoras contemporâneas que estejam contribuindo com a reescritura da Irlanda contemporânea. Acreditamos que, através da produção literária de autoras vivendo dentro e fora do país, estes textos desafiam, subvertem ou transcendem a noções cristalizadas de identidade presas às fronteiras do Estado-Nação, voltando-se para o corpo como seu principal vetor. Assim, estas obras abrangem discussões dos estudos de cultura, gênero, sexualidade, bem como em torno da formação identitária a nível do sujeito e da nação.

Profa. Dra. Laura Patricia Zuntini de Izarra, da FFLCH

Ministrante(s)
Caroline Moreira Eufrausino
Mariana Bolfarine
Thiago Marcel Moyano
Victor Augusto da Cruz Pacheco

Programa
Aula 1 - 29/07: Introdução Teórica: Feminismo, Estudos de Gênero e Sexualidade na Literatura Irlandesa. Apresentação dos contos e autoras das aulas 2, 3, 4 e 5. Questões chave do curso.

Aula 2 - 30/07: Feminismo e Maternidade - Profa. Dra. Caroline Eufrasino
● ‘The House of the Architect’s Love Story” de Anne Enright
● Aporte teórico: ETTINGER, B. L. The Matrixial Borderspace. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006.
● BUTLER, Judith. Gender Trouble. New York: Routledge, 1999.

Aula 3 - 31/07: (A)gramaticalidades do corpo: sintagmas queer, paradigmas racializados - Prof. Victor Pacheco
● “The Welcome”, de Emma Donoghue
● Aporte teórico: BHANJI, Nael. "TRANS/SCRIPTIONS: Homing Desires, (Trans)sexual Citizenship and Racialized Bodies" In. COTTEN, Trystan T. (Org) Transgender Migrations: The Bodies, Borders, and Politics of Transition. Routledge: New York, 2012. pp. 157-174.
● “Eveline”, de James Joyce (opcional)

Aula 4 - 03/08: Subjetividades migratórias e Sexualidades - Prof. Thiago Moyano
● Shani Mootoo - "The Upside-Downness of the World as it Unfolds" in: Out On Main Street and Other Stories. Vancouver: Press Gang Publisher, 1993.
● Shani Mootoo - “Landscape, Citizenship and Belonging”. (Palestra). Untold Stories of the Past 150 Years Conference. University College of Dublin. Dublin, Irlanda. Abril, 2017.
● Aporte teórico: Tina O'Toole: "Cé Leis Tú? Queering Irish Migrant Literature" In: Irish University Review. Vol. 43. N. 1, 2013, pp. 131-145

Aula 5 - 05/08: Corpos que importam: a Irlanda dos Millennials - Profa. Dra. Mariana Bolfarine
● “At the Clinic”, Sally Rooney. The White Review, 18, 2016. (https://www.thewhitereview.org/fiction/at-the-clinic/)
● Dillane, Fionnuala, Naomi McAreavey, and Emilie Pine. (2016). “Introduction”. The Body in Pain in Irish Literature and Culture, Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2016.

Aula 6 - 06/08: Novos Ruídos: aula de encerramento do curso.

Veja mais informações no site do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH/USP http://sce.fflch.usp.br/node/3717