IX JORNADA DE ESTUDOS IRLANDESES

17 a 19 de Junho de 2020
Evento transmitido pelo canal do Youtube da ABEI

IX Jornada

A Jornada de Estudos Irlandeses é promovida anualmente pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) em colaboração com universidades brasileiras e coorganizada pela Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats tem dois objetivos primordiais: a) incentivar a pesquisa em literatura irlandesa em diálogo com outras literaturas, artes e mídias; b) estabelecer um fórum de discussão para pesquisadores de diversos níveis, em estudos literários, a partir dos Estudos Irlandeses.

Como a Jornada é realizada com o intuito de promover trocas acadêmicas a partir da Graduação e da pós-graduação a fim de ampliar a rede dos Estudos Irlandeses no Brasil, ela costuma ocorrer presencialmente. A Jornada deste ano, seria sediada na recém-criada Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso. Contudo, em virtude do avanço do coronavírus (Covid-19), optamos por suspender as atividades presenciais, mas oferecer um fórum de discussão virtual.

A nona edição da Jornada, “Celebrando Bloomsday 2020” é uma ação da ABEI em conjunto com a Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats (FFLCH-USP), e propõe a celebração do Bloomsday, data em que Leopold Bloom, protagonista de Ulysses, de James Joyce (1882-1941), caminha por Dublin em 16 de junho de 1904. Em diversas partes do mundo, ações acadêmicas e culturais celebram o legado de Joyce nessa mesma data.

Esta “Jornada virtual” propõe palestras, sob a forma de webinar, seminários virtuais, a serem realizadas nos dias 17, 18 e 19 de Junho.

17 de Junho
11h00  “Irish Songs of James Joyce”/ “Músicas Irlandesas de James Joyce”
            Dr. Fran O’Rourke (UCD)
            Mediador: Ilmo. Sr. Barry Tumelty, Consul Geral da Irlanda em São Paulo