1ª Mostra Online de Cinema Irlandês

banner

    Um ano tão impactado com uma pandemia em nível Global nos obriga a reelaborar nossas formas de interagir em sociedade, seja dentro ou fora de nossas comunidades locais. Se, por um lado, tivemos que nos confrontar com uma série de limitações, especialmente no que diz respeito à mobilidade e eventos públicos, por outro, plataformas digitais passaram a desempenhar um papel central em nosso dia-a-dia. Em meio aos diferentes efeitos e consequências de tamanha crise em proporções nunca antes vividas por esta geração, a educação e a cultura ganham novo formato, dimensão e alcance. 
    Na esteira desses acontecimentos, a Cátedra William Butler Yeats de Estudos Irlandeses da USP, em parceria com a Spcine —  a empresa de Cinema e Audiovisual da Prefeitura de São Paulo —, realiza a I Mostra Online de Cinema Irlandês no Brasil entre os dias 17 e 30 de setembro de 2020 na plataforma digital Spcine Play. 
    Disponíveis ao grande público concomitantemente com as atividades do XV ABEI Symposium of Irish Studies in South America: Virtual Encounters,  co-organizadas com a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) os cinco filmes que integram a Mostra fazem uma grande viagem no tempo e no espaço, abrindo caminho para uma série de discussões e reflexões dentro e fora do contexto Irlandês, atravessando, assim, diferentes fronteiras, sejam elas imaginárias ou não. 
    Os dois documentários da programação nos convidam a uma jornada pela Diáspora Irlandesa no continente americano. Eliza: The Queen of Paraguay (2013), de Alan Gilsenan, recupera a trajetória pouco explorada de uma personagem histórica da Guerra do Paraguai na segunda metade do século XIX. Já o documentário In the Name of Peace: John Hume in America (2017) de Maurice Fitzpatrick discute o modo pelo qual John Hume mobilizou a ampla comunidade irlandesa nos EUA para firmar um acordo de paz entre a república e a Irlanda do Norte. 
    As três ficções da Mostra retratam diferentes aspectos do cotidiano irlandês contemporâneo. Goldfish Memory (2003), de Liz Gill, Sanctuary (2016) de Len Collin e Michael Inside (2017) de Frank Berry apresentam narrativas que são, ao mesmo tempo, singulares e universais. Sua representação de personagens que desafiam clichês em torno da cultura do país, também trazem à tona diferentes miradas sobre relações interpessoais que não se limitam a uma única nacionalidade. 
    Esperamos que este pequeno recorte do audiovisual irlandês abra novos caminhos e promova grandes encontros, agora cada vez mais intensificados através do ambiente virtual. 

Para o passo a passo de como assistir os filmes pela plataforma da Spcine Play, clique aqui.

P​​​​ara assistir os filmes na Spcine Play, clique aqui.

Para a programação das rodas de conversa sobre os filmes clique aqui


Curadoria: 
Cecília Adolpho Martins (DLM/USP)
Laura P. Z. de Izarra (DLM/USP)
Noélia Borges de Araújo (PPGLitCult/UFBA)
Sanio Santos (PPGLitCult/UFBA)
Thiago M. Moyano (DLM/USP)

Organização: 
Laura P. Z. de Izarra, Marcio Miranda Perez e Thiago M. Moyano
Cátedra W. B. Yeats de Estudos Irlandeses - Universidade de São Paulo
 

Lista de Filmes

 

jh v    

In the Name of Peace: John Hume in America (2017). Diretor: Maurice Fitzpatrick.
Sinopse: Através de suas relações com a Casa Branca e o Congresso Americano, John Hume abriu caminho para um acordo de paz na Irlanda do Norte. 

Summary: Through the relationships he cultivated with The White House and US Congress, John Hume created the framework for peace in Northern Ireland.

 

eliza lynch​    

Eliza Lynch: Queen of Paraguay / Eliza Lynch: Rainha do Paraguai (2013): Alan Gilsenan.
Sinopse: A história da irlandesa Eliza Lynch, conhecida como a “rainha do Paraguai”. Apesar de historicamente ter obtido status de heroína da América do Sul durante a devastadora guerra entre o Paraguai e os países vizinhos, como Brasil, Argentina e Uruguai, a importância de Lynch nesse momento histórico ainda é pouco conhecida.

Summary: A documentary drama on the life of Irish-born Eliza Lynch, who became Paraguay's uncrowned queen.
 

michael inside ​    

Michael Inside (2017). Diretor: Frank Berry.
Sinopse: Um jovem de 18 anos pega um pacote de drogas para o irmão mais velho de um amigo e essa ação muda sua vida, levando-o à prisão e afetando o seu comportamento.

Summary: An 18 year old man living in a Dublin housing estate with his grandfather, is caught holding drugs for his friend's older brother and is sentenced to 3 months in prison.

 

sanctuary    

Sanctuary / O Amor não Tem Limites (2016). Diretor: Len Collin.
Sinopse: Larry e Sophie estão apaixonados e querem se conhecer me-lhor. Durante uma excursão entre amigos, eles estão dispostos a tudo para terem um momento a sós.

Summary: Larry and Sophie, two people with intellectual disabilities, long to be together in a world that does everything to keep them apart.

 

gf memory​    

Goldfish Memory / Todas as Cores do Amor (2003). Diretor: Liz Gill.
Sinopse: Uma visão leve sobre os perigos e prazeres dos relacionamentos na Dublin contemporânea.

Summary: A light-hearted look at the dangers and delights of dating in contemporary Dublin.

 

 

fflch       catedra   usp