O objetivo desta disciplina é esclarecer o pensamento e a literatura de Oscar Wilde à luz de sua formação no curso de Literae Humaniores (Estudos Clássicos) na Universidade de Oxford e da influência sobre ele de seus precursores na corrente cultural e intelectual conhecida hoje como Esteticismo Britânico.
Esta disciplina se justifica em três sentidos:
1. Ela esclarece em que medida o influxo da cultura clássica (em particular a grega antiga) à sociedade britânica dos séculos XVIII e XIX veio reconfigurar seus campos cultural e intelectual.
2. Ela esclarece como Oscar Wilde, embora seja mais conhecido hoje como um escritor, se formou antes como um helenista e intelectual predisposto a se tornar membro do corpo acadêmico.
3. Ela esclarece como a crítica, prática que os esteticistas britânicos viriam a reformular de inúmeras maneiras, tem muito a se beneficiar se for concebida ela mesma como uma prática criativa e artística. Ademais, este estudo se vale da investigação de fontes primárias nos espólios de Wilde (reunidos hoje na William Andrews Clark Memorial Library na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)) para substanciar suas premissas e suas explicações.
Conteúdo:
1. A configuração de um Helenismo na Grã-Bretanha entre os séculos XVIII e XIX
1.1. A Sociedade de Diletantes
1.2. Os Mármores de Elgin
1.3. Neoclassicismo e Romantismo
2. A institucionalização do Helenismo na Grã-Bretanha no século XIX
2.1. O curso de Literae Humaniores na Universidade de Oxford
2.2. O Helenismo como ética e estética
2.3. O Esteticismo Britânico
3. Oscar Wilde: formação
3.1. Sir William Wilde e Lady Jane Wilde
3.2. Trinity College Dublin: Sir J.P. Mahaffy
3.3. Universidade de Oxford: Matthew Arnold, Walter Pater e J.A. Symonds
4. Oscar Wilde: consagração
4.1. Viagem à América
4.2. O estrelato na Grã-Bretanha
4.3. The Picture of Dorian Gray e Intentions
5. Oscar Wilde: ruína
5.1. Políticas contra a sodomia
5.2. A escrita do cárcere
5.3. Momentos finais
6. Oscar Wilde: legado à crítica e à intelectualidade
Forma de Avaliação:
1. Participação nas discussões.
2. Trabalho final: ensaio individual ou em equipe (2500-3000 palavras): 100%, sendo três perguntas para avaliar:
1) capacidades de síntese e contextualização [20%];
2) reconhecimento de pontos controversos com referência no conteúdo das aulas [30%];
3) capacidades de crítica dialogando com suas próprias especialidades e investigações. [50%] Critérios: precisão das informações; rigor científico; rigor argumentativo
Observação:
Os estudantes irão receber um programa de leituras mais específico na primeira aula do curso.
Bibliografia:
ARNOLD, Matthew. Essays in Criticism. Oxford: Clarendon, 1918.
ARNOLD, Matthew. Culture and Anarchy. Oxford: Oxford University Press, 2006.
BELMONTE, Laura. The International LGBT Rights Movement: a History. Londres: Bloomsbury, 2021.
CUST, Lionel e COLVIN, Sidney. History of the Society of Dilettanti. Londres: MacMillan, 1914.
DOWLING, Linda. Hellenism and Homosexuality in Victorian Oxford. Ithaca: Cornell University Press, 1994.
EVANGELISTA, Stefano. British Aestheticism and Ancient Greece: Hellenism, Reception, and Gods in Exile. Basingstoke: Palgrave, 2009.
GRECH, Leanne. Oscar Wilde’s Aesthetic Education: the Oxford Classical Curriculum. Cham: Palgrave, 2019.
GUY, Josephine e SMALL, Ian. Studying Oscar Wilde: History, Criticism, and Myth. Greensboro: ELT Press, 2006.
HOLLAND, Merlin. Irish Peacock & Scarlet Marquess: the Real Trial of Oscar Wilde. Londres: Fourth Estate, 2003.
JENKYNS, Richard. Dignity and Decadence: Victorian Art and the Classical Inheritance. Londres: Harper Collins, 1991.
JENKYNS, Richard. The Victorians and Ancient Greece. Cambridge MA: Harvard University Press, 1980.
KALLENDORF, Craig. A Companion to the Classical Tradition. Oxford: Blackwell, 2007.
MAHAFFY, John Pentland. Social Life in Greece: from Homer to Menander. Londres: MacMillan, 1888.
MORRIS JR., Roy. Declaring his Genius: Oscar Wilde in North America. Londres: Belknap, 2013.
PATER, Walter. The Renaissance: Studies in Art and Poetry. Berkeley: University of California Press, 1980.
ROSS, Iain. Oscar Wilde and Ancient Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
ST. CLAIR, William. Lord Elgin and the Marbles. Oxford: Oxford University Press, 1983.
SYMONDS, John Addington. Studies of the Greek Poets. Londres: Smith, Elder & Co., 1879.
TURNER, Frank. The Greek Heritage in Victorian Britain. New Haven: Yale University Press, 1981.
WHITE, Terence De Vere. The Parents of Oscar Wilde: Sir William and Lady Wilde. Londres: Hodder and Stoughton, 1967.
WILDE, Oscar. De Profundis. Londres: Penguin, 2000. WILDE, Oscar. Intentions. Nova York: Brentano, 1905.
WILDE, Oscar. The Complete Letters of Oscar Wilde. Ed. Merlin Holland & Rupert Hart-Davis. Londres: Fourth Estate, 2000.
WILDE, Oscar. The Picture of Dorian Gray. Ed. Donald L. Lawler. Nova York: W.W. Norton & Company, 1988.
WINCKELMANN, Johann Joachim. History of the Art of Antiquity. Los Angeles: Getty Research Institute, 2006.
WINCKELMANN, Johann Joachim. Reflections on the Imitation of Greek Works in Painting and Sculpture. La Salle: Open Court, 1987.
Idioma ministrado: Português
Tipo de oferecimento da disciplina: Presencial
Inscrições: Janus