Segredos do Putumayo é um documentário dirigido por Aurélio Michiles, inspirado no "Diário da Amazônia de Roger Casement". O livro foi publicado em português em 2016 pela Edusp, com organização de Laura P.Z. Izarra e Mariana Bolfarine; tradução de Mariana Bolfarine, Mail Marques de Azevedo e Maria Rita Drumond Viana; e edição de Angus Mitchell.
Sinopse: No ápice do ciclo da borracha, o irlandês Roger Casement, então cônsul-geral britânico no Brasil, fez duas viagens à região do alto Amazonas, em 1910 e 1911, para investigar denúncias de violência e escravidão cometidas contra indígenas brasileiros, peruanos e colombianos. As suspeitas recaíam sobre a Peruvian Amazon Company, empresa financiada pela bolsa de Londres e operada por gestores peruanos brancos. Casement registrou e tornou públicas as atrocidades sofridas pelos nativos, quase sempre silenciadas pelos interesses políticos e econômicos, o que acelerou o fim do mercado de extração de borracha.
Confira aqui o livro.
Confira aqui o livro em inglês.
Eventos Acadêmicos
2024
"Conference on Psychoanalysis and Colonialism: The Ethic(s) of Bearing Witness. Screening and discussion of the film: Secrets from Putumayo".
Conferência oferecida pelo Irish Psychoanalytic Film Forum.
Inscreva-se aqui.
Mostras, Premiações e Mídia
Segredos do Putumayo (2021)
Segredos do Putumayo (2022)
Segredos do Putumayo (2023)