Projetos

Crises of democracy through the Prism of Cultural Trauma

Rede internacional de pesquisa (CHCI).

A líder do projeto é a professora Jane Ohlmeyer, diretora do Trinity Long Room Hub. Outros parceiros são o Centro de Estudo de Etnias, Cidadania e Migração da Universidade de Zagreb (Croácia), o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (Brasil), o Centro Heyman de Humanidades na Universidade de Columbia (Estados Unidos), e a Universidade Jawaharlal Nehru (Índia). O objetivo do projeto é responder a questão "por que, no mundo atual, o populismo e o autoritarismo são mais atraentes que a democracia?". (2018/2019)

Participantes: Laura P. Zuntini de Izarra, Aditya Mukherjee, Nebojša Blanuša, Jane Ohlmeyer, Sucheta Mahajan, Bodh Prakash, Urmimala Sarkhar, Eileen Gillooly, Mary Cosgrove, Arlene Clemesha, Esther Hamburger, Tomislav Pletenac, e Mridula Mukherjee

Resultados:  

1. Summer School :"Crises of Democracy Through the Prism of Cultural Trauma" (Dubrovnik, Croácia, 2019)

2. Curso de Pós-Graduação: "Transatlantic Crises of Democracies: Cultural Approaches" (USP, Brasil, 2019)

3. Publicação: "Transatlantic crises of democracies: cultural approaches" (USP, Brasil, 2022)

Impacto: 

1. Participantes: 9 professores estrangeiros convidados; 10 professores USP; 20 pós-graduandos USP.

2. Curriculum online: acesso gratuito a bibliografia e a palestras.

3. Curriculum online: Rethinking Democracy in an Age of Pandemic

 

SPeCTReSS- Social Performance, Cultural Trauma and Reestablishing Solid Sovereignties

Rede internacional de pesquisa (Marie Curie Research Foundation).

Projeto internacional interdisciplinar liderado por Trinity College Dublin em que participam 9 universidades (TCD, Universidade de São Paulo, Zagreb University, Jagellonian University, Polônia, Tartu University, Estonia; Jawaharlal Nehru University, Ruhr University, Bochum-Germany, Yale University, Tokyo University), financiado pela Marie Curie Research Foundation.

Participantes: Laura P. Zuntini de Izarra, Aditya Mukherjee, Stefan Berger, Tomasz Bilczewski, Nebojša Blanuša, Ene Kõresaar, e Jane Ohlmeyer. 

Resultados:   

1. Reunião do projeto. Trinity College Dublin, 2014/

2. Summer Schools (3 edições) sobre O Trauma Cultural. Dubrovnik, Croatia 2015, 2016 & 2017.

3. "Configuring Early Modern South East Asia”. Delhi in 2015

4. Krakow Conference "Traumatic Modernities", Cracóvia, 2017  

5. São Paulo Conference. USP, 2017.

Impacto: Mobilidade de 28 pesquisadores e pós-graduandos das universidades da rede. Permaneceram na USP de 3 a 6 meses ministrando palestras, cursos e realizando suas pesquisas locais. Professores (5) e pós-graduandos (6) da USP desenvolveram suas pesquisas  nas universidades europeias da rede.   

 

PROJETO TEMÁTICO
Da Irlanda ao Brasil: Textos Críticos
Financiamento: FAPESP
Período: de Novembro de 2006 a Outubro de 2008

O projeto intitulado "Da Irlanda ao Brasil: Textos Críticos" foi uma pesquisa integrada desenvolvida por acadêmicos de cinco universidades brasileiras: Munira H. Mutran e Laura Izarra - Universidade de São Paulo (USP); Noélia Borges de Araújo - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Peter James Harris - Universidade Estadual Paulista (UNESP/S. José do Rio Preto); Luci Collin Lavalle - Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Heleno Godói - Universidade Federal de Goiás (UFGO); um Mestre e três Doutores graduados pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP, três estudantes de pós-graduação e dois técnicos. O projeto focou dois momentos da Renascença Céltica na virada do século XIX para o XX. Teve como objetivo examinar tendências críticas distintas na ficção, drama e poesia desenvolvidas por importantes escritores irlandeses e críticos e as tendências presentes na diáspora cultural de modo a selecionar os elementos estéticos que poderiam renovar o debate crítico-literário no Brasil. O material relevante foi traduzido e publicado na forma de uma antologia e de livros temáticos.

 

Mutran, Munira H. Da Irlanda Para o Brasil. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2015.

Harris, Peter. O Teatro Irlandês em Londres. In: Laura Izarra (ed.) Da Irlanda para o Brasil. São Paulo: Humanitas, 2011.

Haddad, Rosalie Rahal. Shaw, O Crítico. In: Laura Izarra (ed.). Da Irlanda para o Brasil. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2010.