Encontro com os Estudos Irlandeses

O “Encontro com os Estudos Irlandeses” é uma iniciativa da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats e tem como objetivo discutir temáticas contemporâneas sobre a área de Estudos Irlandeses a partir das pesquisas de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH/USP). Os encontros abordarão temáticas sobre literatura sáfica na Irlanda, as questões do conflito da Irlanda do Norte a partir de dois poetas contemporâneos, a representação da juventude pós-crise de 2008 em um romance de Sally Rooney, e uma apresentação sobre a história dos Estudos Irlandeses.

“Literatura Sáfica na Irlanda”
Com Esther Borges
Dia: 19 de março de 2024, às 14h

"O conflito da Irlanda do Norte a partir de dois poetas contemporâneos"
Com Jessica Grant
Dia: 23 de abril de 2024, às 14h

“A juventude pós-crise de 2008 em Pessoas Normais, de Sally Rooney”
Com Bárbara Bom Angelo
Dia: 21 de maio de 2024, às 14h

“O que é esse tal de Estudos Irlandeses?”
Com Victor Pacheco
Dia: 25 de junho de 2024, às 14h

Local: Ireland Corner – Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Cidade Universitária
São Paulo – SP

Bárbara Bom Angelo é jornalista e mestranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Pesquisa a obra de Sally Rooney, com foco no diálogo em que a autora irlandesa faz da literatura com o contexto socioeconômico da Irlanda nos anos após a crise financeira de 2008.

Esther Gazzola Borges é doutoranda pela Área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa (financiada pela FAPESP) tem como foco o conceito da Diaspora Queer na literatura contemporanea, mais especificamente na Literatura Irlandesa da autora Adiba Jaigirdar.

Jessica Grant Craveiro é formada em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero) e Letras - Inglês e Português (Universidade de São Paulo - USP). Também é mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP, quando pesquisou literatura norte-irlandesa. É autora do livro "O poder de lembrar: narrativa, memória e trauma cultural em The International, de Glenn Patterson". Atualmente, trabalha com comunicação institucional no terceiro setor.

Victor Pacheco é doutorando pela Área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH/USP). Sua pesquisa, sobre a representação de personagens negras na literatura irlandesa contemporânea, é financiada pela FAPESP.