Cinema irlandês na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

" "

O Consulado Geral da Irlanda convida todos para as sessões dos filmes do cineasta irlandês Lenny Abrahamson, que  pela primeira vez estará no Brasil para compor o júri internacional da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com apoio do Culture Ireland e do Consulado. Lenny Abrahamson é um dos principais cineastas de sua geração, premiado e reconhecido internacionalmente por suas obras O Quarto de Jack (Room) e Normal People, e vem apresentar os seus três primeiros filmes Adam & Paul, Garage e What Richard Did entre 27 de outubro e 1º de novembro

Lenny também participará de uma conversa especial na Cinemateca Brasileira no sábado, 28 de outubro, às 16:30 (Espaço Petrobrás), sobre a experiência na adaptação dos livros Normal People e Conversations with Friends de Sally Rooney para TV e streaming. A conversa será conduzida por Thiago Stivaletti, crítico de cinema e roteirista de TV. O evento será gratuito e aberto ao público.

Os ingressos estão disponíveis no site da Mostra nos links abaixo (entre R$12 e R$30) e nas bilheterias das salas no dia da sessão.

Lenny Abrahamson: Nascido em Dublin, Lenny Abrahamson é um dos diretores de cinema mais célebres e premiados da Irlanda. Depois de se formar em Filosofia e Física na Trinity College realizou comerciais e o curta 3 Joes (1991), premiado no Festival de Oberhausen (Alemanha). O seu primeiro longa, a comédia Adam & Paul, só foi lançado em 2004, mas atualmente é considerado um clássico do Cinema Irlandês. O filme lhe rendeu um prêmio IFTA de Melhor Diretor e reconhecimento internacional. Seu segundo longa-metragem Garage (2007), também escrito por Mark O’ Halloran, foi igualmente aclamado pela crítica e ganhou quatro prêmios IFTA, incluindo o de Melhor Filme, Roteiro, Melhor Diretor e também foi contemplado com o prêmio CICAE na Quinzena dos Realizadores em Cannes em 2007. O cineasta colaborou com O’ Halloran pela terceira vez na série dramática de quatro partes da RTÉ, Prosperidade, consolidando sua reputação como diretor de personagens que estão à margem da sociedade irlandesa. Em 2012, Abrahamson lançou o seu terceiro longa-metragem, What Richard Did, transformando o jovem protagonista Jack Reynor em estrela e se tornando o filme irlandês de maior bilheteria do ano. O filme recebeu aclamação quase universal, incluindo críticas positivas no The New York Times e cinco prêmios IFTA. Os trabalhos do cineasta também incluem Frank (2014), estrelado por Michael Fassbender e Domhnall Gleeson, o multi premiado O Quarto de Jack (2015), The Little Stranger (2018) e a série dramática Normal People (2020), pela qual ganhou Melhor Diretor - Drama e Melhor Drama no IFTA Awards 2021, e que conta com a atuação do também irlandês Paul Mescal.

1.       Adam & Paul (https://47.mostra.org/filmes/adam-e-paul-47a)

Amigos de longa data, Adam e Paul se tornaram dois adultos sem perspectiva e viciados, unidos pelo hábito e pela necessidade. Eles percorrem as ruas do centro de Dublin, encontram amigos e familiares, enquanto procuram pela próxima dose. Um retrato único, permeado por uma visão absurda, muitas vezes cômica e profundamente sensível, sobre o vício em drogas.

·      SÁBADO 28 de Outubro, 21:40 / Instituto Moreira Salles - Paulista

·      QUARTA 1º de Novembro, 19:40 / Espaço Itaú de Cinema Augusta – Anexo 4

2.       Garage (47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo)

Considerado pelos vizinhos como um desajustado inofensivo, Josie passou toda a vida adulta trabalhando como zelador de um posto de gasolina caindo aos pedaços nos arredores de uma pequena cidade no centro-oeste da Irlanda. Solitário, mas um otimista incansável —e, de certa maneira, feliz—, Josie vê seu pequeno lar ficar ameaçado no decorrer de um verão, enquanto sua vida corre o risco de mudar para sempre.

Vencedor do Prêmio C.I.C.A.E., concedido pelo circuito de cinema de arte, do Festival de Cannes.

·       SEXTA 27 de Outubro, 22:00 /  Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 4

·       SEGUNDA 30 de Outubro, 19:50 / Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5

3.       What Richard Did (47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo)

Richard Karlsen é um jovem talentoso e carismático, líder incontestável de um grupo privilegiado de adolescentes do sul de Dublin. O rapaz caminha para um futuro brilhante e tudo parece possível, até que, numa noite, Richard faz algo que destrói tudo ao redor, comprometendo a vida das pessoas mais próximas a ele. Um estudo devastador sobre um jovem que precisa lidar com quem ele pensava que era e quem ele acaba provando ser.

·       SÁBADO 28 de Outubro, 21:40 / Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5

·       QUARTA 1º de Novembro, 20:20 / Instituto Moreira Salles - Paulista