Colóquio de Estudos Irlandeses: Perspectivas do Sul Global

" "

 

Desde meados de 1990, a Irlanda vem experimentando mudanças socioeconômicas significativas que em muito têm afetado sua cultura e sua produção literária: de seus anos de prosperidade como o Tigre Celta (1995~2008) a seus anos de recessão com a Crise da Zona do Euro (2008~2015), e, então, de seus anos de recuperação como a Fênix Celta (2015) aos atuais anos de paralização provocados pela Pandemia de Covid-19 (2020), o país vem nos oferecendo obras que nos mostram como tensões sociais, políticas e econômicas de fato afetam a cultura de um povo e sua percepção sobre si mesmo por meio de suas criações artísticas.

Os Estudos Irlandeses têm se mostrado comprometidos com esclarecer tais mudanças e seus impactos sobre essas criações, o que se verifica no volume cada vez maior de pesquisas acerca de temas e problemas relacionados ao período em questão. A maioria dessas pesquisas, porém, ainda é conduzida a partir de perspectivas europeias e norte-americanas - perspectivas "nortecêntricas" -, muito embora a cultura irlandesa tenha se expandido a outros continentes e países pelos mais diversos meios.

Ciente dessas novas tendências mas também da centralidade dessas velhas perspectivas nas investigações sobre a cultura irlandesa, a Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats irá organizar no contexto do 7º EPOGELLI um Colóquio de Estudos Irlandeses dedicado a divulgar novas pesquisas sobre tais tendências a partir de perspectivas do Sul Global e subalternas de modo amplo - perspectivas, portanto, "sulcêntricas".

Temas de interesse envolvem:

     1. A influência de mudanças socioeconômicas recentes sobre:

- A produção cultural irlandesa

- A fabulação de novas narrativas sobre a sociedade irlandesa

- A emergência de novos tipos sociais e novos personagens nas narrativas irlandesas

- A configuração de novas estéticas nas artes irlandesas

- O pensamento crítico irlandês

 

     2. Perspectivas sulistas e subalternas sobre:

- O passado colonial irlandês e as mudanças socioeconômicas recentes no país

- Processos migratórios e diaspóricos relacionados à sociedade e à cultura irlandesas

- A presença de minorias nas artes e no cenário cultural irlandeses

- Autores e obras canônicos da cultura irlandesa

- O pensamento crítico irlandês

 

newsletter coloquio

Para mais informações sobre envio de trabalhos e inscrição, acesse o link.

Programação