No dia 25 de setembro a mestra Bárbara Bom Angelo falará sobre “Os não-lugares e a persistente sensação de deslocamento em Normal People, de Sally Rooney”. A palestra visa analisar como a mobilidade social e geográfica intensifica a sensação de não-pertencimento dos protagonistas de Normal People a partir do momento em que os protagonistas conseguem uma prestigiosa bolsa de estudos. Vamos examinar como Connell, enquanto trânsfuga de classe (Pierre Bourdieu), experimenta culpa e deslocamento ao transitar por não-lugares (Marc Augé) na Europa Continental e por novos espaços e papéis sociais na faculdade, intensificando sua desconexão com as origens em Carricklea e culminando na angústia simbolizada pelo suicídio do amigo Rob. Enquanto isso, Marianne busca na Suécia um escape das violências familiares, mas a transitoriedade e o anonimato que experimenta não trazem a libertação esperada, servem antes como cenário ideal para uma nova relação abusiva. Rooney, portanto, utiliza tais dinâmicas para revelar que, paradoxalmente, as conquistas aparentemente positivas dos protagonistas acabam aprofundando feridas psicológicas e sociais, refletindo falhas estruturais de uma sociedade irlandesa em crise.
Bárbara Bom Angelo é jornalista e mestra em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Pesquisa a obra de Sally Rooney, com foco no diálogo em que a autora irlandesa faz da literatura com o contexto socioeconômico da Irlanda nos anos após a crise financeira de 2008.
O “Encontro com os Estudos Irlandeses” é uma iniciativa da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats e tem como objetivo discutir temáticas contemporâneas sobre a área de Estudos Irlandeses a partir das pesquisas de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH/USP).
Data: 25 setembro 2025, 14h00
Venue: Ireland Corner, Aucani
Address: Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo