No dia 23 de outubro, a mestranda Ana Carolina Vilalta Caetano fará a palestra "Vampiros irlandeses: Colonialismo, modernidade e feminilidade" que irá analisar as obras Carmilla (1872) de Sheridan Le Fanu e A Toca do Verme Branco (1911) de Bram Stoker sob a perspectiva de que, nesses contextos, o vampirismo opera como uma metáfora para processos coloniais. Além disso, temáticas como modernidade e feminilidade serão discutidas para um melhor entendimento do vampiro irlandês no cenário da ficção gótica do final do século XIX e início do século XX.
Ana Carolina Vilalta Caetano é mestranda pela Universidade de São Paulo e sua pesquisa, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), analisa a influência da peça Salomé do autor irlandês Oscar Wilde na obra de Richard Bruce Nugent, nome importante do período conhecido como Renascimento do Harlem. Ela é formada em Letras (Português-Inglês, Bacharelado-Licenciatura) também pela Universidade de São Paulo.
O “Encontro com os Estudos Irlandeses” é uma iniciativa da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats e tem como objetivo discutir temáticas contemporâneas sobre a área de Estudos Irlandeses a partir das pesquisas de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH/USP).
Data: 23 de outubro de 2025, 14h00
Local: Ireland Corner, Aucani
Endereço: Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo