No curso Encontros Entre o Clássico e Suas Transposições na Contemporaneidade: o Conceito de Dialogismo a partir do Romance “Anna Kariênina”, de Lev Tolstói”, à luz de preocupações teóricas contemporâneas, propõe-se a análise do romance Anna Kariênina, de L. Tolstói, do seu gênero e da sua poética. A partir da close reading do romance Anna Kariênina, serão abordados os principais constituintes do método artístico e das reflexões filosóficas que marcam a obra de Lev Tolstói. “Você lê Tolstói porque simplesmente não consegue parar”, costumava dizer Vladímir Nabókov, apaixonado pela obra do grande precursor, que manteve presente em suas narrativas a ideia da fluidez do caráter humano, “a dialética da alma”, em personagens e enredos desdobrados na habilidade descritiva de sua escrita. Focando nos conceitos do dialogismo e da inconclusibilidade, elaborados por M. Bakhtin, faremos a analise dos encontros da obra clássica com o mundo contemporâneo. O curso também tem por objetivos examinar a recepção e as duas apropriações de “Anna Kariênina” na Irlanda.
O romance Anna Kariênina, de L. Tolstói é, sem dúvida, um marco na história do gênero romance. E o escritor que a disciplina pretende tratar é um dos mais importantes representantes do “século de ouro” das letras russas. Dialogismo existente entre Anna Kariênina, de L. Tolstói e a recente criação literária irlandesa, constitui um dos traços relevantes do processo literário. Os fundamentos do dialogismo e intertextualidade, elaborados em estudos teóricos do século XX, como M. Bakhtin, J. Kristeva, J. Sanders, L. Hutcheon permitem novas abordagens à análise das obras clássicas estimulando-se, desta forma, a construção de um conhecimento informado e revitalizado sobre o universo artístico de L. Tolstói. A análise intertextual do encontro entre a tradição e o contemporâneo visa a definir algumas das principais inovações em termos de poética de texto artístico.
Conteúdo:
- Introdução teórica geral. Evolução do gênero romance na literatura russa do século XIX, desde criação de A. Púchkin até os romances de L. Tolstói.
- “Anna Kariênina” no contexto da criação de Tolstói e no contexto de sua época.
- Ressonâncias da literatura russa na Irlanda.
- Composição, cronótopo e sistema de personagens de “Anna Kariênina”.
- A “dialética da alma” como método de criação dos personagens no romance de Tolstói.
- “Anna Kariênina”, de L. Tolstói e sua adaptação para o palco: processos intertextuais.
- A transposição de um romance para o outro romance com uma reescritura transformadora.
- “Anna Kariênina” em Dublin.
- Dialogismo e inconclusibilidade da obra clássica.
- Diálogos com “Anna Kariênina” com o mundo contemporâneo.
Mais informações em: Janus