Objetivos:
- Refletir sobre o conceito de representação e autorrepresentação no texto literário e suas transformações;
- Avaliar os conceitos de memória coletiva e ressignificar os sítios de memória;
- Examinar o impacto dos conceitos de territorialização e desterritorialização nas narrativas histórico-literárias;
- Analisar comparativamente narrativas ou discursos da nação e as consequências no tecido sociocultural a partir das imagens, metáforas, mitos, histórias construídas e traduções;
- Avaliar os deslocamentos e os espaços de trânsito criados nas interseções das narrativas (auto)biográficas, históricas e (não) ficcionais no processo de tradução.
Justificativa:
Diante da década de comemorações dos centenários das grandes guerras, da independência de ex-colônias da Europa, dos recentes movimentos dos imigrantes e refugiados, das questões de gênero e afirmações étnico-raciais, o curso focaliza a ampla produção literária sobre processos históricos que tratam da descolonização e das transformações na contemporaneidade. Os conceitos de colonização e descolonização, memória, raça e gênero serão debatidos com relação à construção de identidades nacionais e transnacionais e a partir dos processos tradutórios culturais.
Conteúdo:
A partir de diferentes perspectivas teóricas sobre memória, colonização, descolonização e gênero serão analisadas representações da história nas literaturas de língua inglesa e o processo de tradução com o objetivo de identificar elementos próprios desse gênero literário. Os alunos serão convidados a compartilhar, por meio de seminários, suas pesquisas relacionadas à disciplina.
- Introdução
- Teorias críticas sobre memória e representação da história na narrativa literária
- Memória e colonização: Diários do Congo de Roger Casement; Coração das Trevas, de Joseph Conrad e King Leopold’s Soliloquy, de Mark Twain.
- Memória e descolonização: O Diário da Amazônia de Roger Casement, Cries from Casement as his Bones are Brought to Dublin, de David Rudkin
- O outro lado da história: o Diário da Alemanha de Roger Casement e The Dream of the Celt, de Mario Vargas Llosa
- Sítios de memória descolonizados: Signatories and Fallen, de Lia Mills
- O cosmopolitismo e a história contemporânea no texto literário: Let the Great World Spin e Apeirogon, de Colum McCann.
- História e Tradução;
- Tradução como ferramenta de império;
- Representação da Tradução na Literatura Irlandesa
- Tradução e colonialidade.
- Reflexões Finais
Forma de Avaliação:
- Participação nos debates gerados pelos textos críticos, literários e artísticos; 10%
- Apresentação de seminários; 20%
- Trabalho final. 70%
- Frequência: 75% nas aulas presenciais.
- Conceitos de Avaliação: A= Excelente, com direito a crédito; B= Bom, com direito a crédito; C= regular, com direito a crédito; D= Reprovado, sem direito a crédito.
Observação:
- As aulas serão ministradas em português com leituras de textos em inglês. Poderá contar com a participação de professor convidado cuja palestra será em inglês.
Bibliografia:
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Idiomas ministrados:
Português
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Mais informações: